terça-feira, abril 1

Seção DESMITIFICANDO Nº 1

Parece mentira, mas não é: inaugurando as seções especiais do blog Fundo do Poço, foi publicado neste dia 1º de abril, no blog-anexo Moedotequeventos, a 1ª edição da Seção DESMITIFICANDO. O texto, de autoria do moedotecário Daniel Oliveira, tenta desmitificar o cineasta Darren Aronofsky e é focado no seu clássico filme Requiém para um sonho. Confiram!

"Eu estava me perguntando se seria interessante escrever sobre o filme Réquiem para um Sonho, de Darren Aronofsky. Na verdade, pensei em escrever sobre algum dos três filmes que mais me intrigam na história do cinema. Filmes que fazem sucesso de público e crítica e aparecem em prestigiosas listas de melhores obras, mas que não possuem, a meu ver, qualidade para tal. Existem vários, decerto, mas esses três em particular merecem atenção: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Lanternas Vermelhas e Cinema Paradiso. Fico angustiado quando leio críticas sobre Lanternas Vermelhas, nas quais os entendidos elogiam as “cores” do filme e atentam para o fato do marido garanhão não ter seu rosto revelado, como se essa superficialidade fosse algo genial. Um torpor me invade o espírito quando leio sobre Amélie Poulain e seu louvor às pequenas alegrias da vida; as veias se dilatam e pulsam freneticamente quando escuto ou leio pessoas afirmarem que Cinema Paradiso é a maior homenagem ao cinema já feita."

Para continuar lendo, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário: