quinta-feira, maio 15

RESULTADO DA 1ª ENQUETE DO BLOG

- Ufa! Ganhei!


Na primeira enquete realizada pelo blog dos moedotecários Fundo do PoçoQual o melhor ator hollywoodiano da nova (não tão nova) geração até então? –, o 1º foi para um ator que – acabo de descobrir – é inglês! Mas não tem importância... Daniel Day-Lewis venceu, engolindo 37% dos votos. Provavelmente se essa enquete fosse feita a, digamos, três anos atrás, o londrino não receberia nem meia dúzia de votos. O fato d’ele ocupar o topo dessa lista se deve, basicamente, à sua soberba atuação ganhadora de oscar em There Will Be Blood (Sangue Negro), do talentoso diretor Paul Thomas Anderson. Afinal, não será tão cedo que esqueceremos as veias dilatadas e o bigode impecável de Daniel Plainview.

Em segundo lugar, empatados com 22% dos votos cada, ficaram Philip Seymour Hoffman e Sean Penn. O 1º primeiro fez memoráveis papéis em Capote (sendo a personagem-título) e Magnolia (outro de PTA!), dentre vários outros. O segundo, presidente do júri de Cannes este ano, atuou brilhantemente em filmes aquém de sua qualidade como Mystic River (Sobre Meninos e Lobos) e The Assassination of Richard Nixon (esqueci o nome desse filme aqui no Brasil), além de fazer dupla com Samantha Morton num filme de Woody Allen. Ah, sim: eles são estadunidenses.

Em terceiro lugar, também estadunidense (todo o resto é), com 11% dos votos, veio Edward Norton, um dos queridinhos dessa galera nova, ao lado de Johnny Depp, que eu só não pus na enquete para sacanear meu caro colega Davi (que admira o trabalho do dito cujo). Norton protagonizou grandes filmes como Fight Club (Clube da Luta), mas já fez palhaçadas como Red Dragon (Dragão Vermelho). Ainda – ainda – não ganhou Oscar.

Em quarto lugar, com 7%, Kevin Spacey, que nem deveria estar nesta lista, de tão velho na praça que já é. Mas isso também não tem importância. Ganhador do Oscar, Spacey protagonizou o belo e quase ordinário American Beauty (Beleza Americana), além de torcer artificialmente o pé para fazer o vilão do pipocaço The Usual Suspects (Os Suspeitos). Por sinal, apareceu em Se7en, de David Fincher, o mesmo diretor do já citado acima Fight Club.


Em último lugar, recebendo exatamente ZERO votos, ficou o coitado do Christian Bale, o novo Batman. Acho que o bonitão que de longe parece Tom Cruise não recebeu nenhum voto por ser pouco conhecido de nome, pois não devemos esquecer sua notável tentativa de salvar o muito menos notável The Machinist (O Maquinista) – quem assistiu o filme sabe do que eu estou falando. Recordemos também de Jack Rollins, um dos alter-egos de Bob Dylan vivido pelo ator no I’m Not There, que é a melhor atuação de todas (sim, melhor que a de Cate Blanchett). E, além do mais, sejamos francos: de todos os Batmans já feitos, o Begins é de longe o melhor. Como não recebeu nenhum voto, receberá pelo menos uma foto na postagem.

Nenhum comentário: